Shaolin quan

História
O termo Shaolin Quan se refere aos estilos e técnicas de Kung Fu desenvolvidos pelos monges do Templo Shaolin. Uma destas técnicas é o Shaolin Quan caracterizado por sua destreza, velocidade e potência. A arte marcial de Shaolin não só dá ao templo a sua merecida fama internacional senão também fascina todo o mundo, sendo assim os monges percorrem por diversos países do mundo exibindo suas incríveis habilidades marciais. 

Os monges budistas são conhecidos por dominarem a perfeição do seu corpo, o seu treinamento é diariamente associados aos pensamentos do budismo Ch´an.

Templo Shaolin
Shaolin literalmente significa “Jovem Floresta” e é um monastério budista localizado ao norte da China, na província de Henan. São famosos principalmente pela sua associação com o budismo Ch´an, conhecido como Zen no Japão. Shaolin tem este nome devido a um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a jovem floresta. 

Bodhidharma
Bodhidharma conhecido na China como Damo foi um monge budista tradicionalmente associado com a transmissão do budismo Ch´an (conhecido como Zen no Japão). Têm-se muito pouca informação contemporânea sobre a vida de Bodhidharma e narrações posteriores misturaram-se com lendas, mas a maior parte dos relatos concordam que ele foi um monge no sul da Índia que viajou para o sul da China e posteriormente mudou-se para o norte. Há divergências quanto à data de sua chegada, um relato antigo diz que ele chegou durante a dinastia Liu Song (420–479), ao passo que relatos posteriores dizem que chegou durante a dinastia Liang (502–557).

Meditação 
Tanlin, no prefácio ao Duas Entradas e Quatro Atos, e Daoxuan, no Outras Biografias de Monges Eminentes, mencionam uma prática do Bodhidharma denominada “olhar-parede”. Tanto Tanlin quanto Daoxuan associam esta prática de “olhar-parede” com a “aquietação da mente”. Em outro lugar, Daoxuan também diz: “Os méritos do método Mahayana de olhar-parede são os mais altos Estas são as primeiras menções no relato histórico do que pode ser um tipo de meditação budista relacionada com Bodhidharma. No Duas Entradas e Quatro Atos, tradicionalmente atribuído a Bodhidharma, o termo “olhar-parede” também aparece.

Aqueles que se afastam da Ilusão de volta à Realidade, que meditam nas paredes, a ausência de si mesmo e do outro, a unidade entre mortal e sábio, e que mantêm-se impassíveis até mesmo pelas escrituras estão de acordo completo e silencioso com a razão. Exatamente o que a prática de “olhar-parede” de Bodhidharma compreendia continua incerto. Quase todos os relatos tratam esta prática como sendo ou uma variação indefinida de meditação, como Daoxuan e Dumoulin, ou como uma variação da meditação sentada parecida com o Zuochan (chinês) ou Zazen (japonês) que posteriormnte tornou-se uma característica definidora do Chán; a última interpretação é particularmente comum entre os que trabalham do ponto de vista do Ch´an. Houve, também, interpretações deste “olhar-parede” como um fenômeno não meditativo.

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