Qi gong

O Qi Gong é um termo de origem chinesa que significa literalmente “Treinamento da Energia Vital” e que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia interna (Qi). Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Qi para o nosso organismo. Existem milhares de variações destas práticas, o Qi Gong é um termo com um sentido tão amplo quanto o da palavra ginástica no ocidente, podendo ser aplicado a práticas com características muito diversas.

Um dos critérios para sua classificação os dividem em duas linhas, os estáticos e os dinâmicos. Têm em comum a busca da união do corpo e da mente num equilíbrio harmonioso.

Algumas formas de Qi Gong são utilizadas não apenas como uma forma terapêutica de melhorar a saúde do praticante, mas também como um instrumento para tratar da saúde de outras pessoas. A forma mais comum se utiliza da imposição das mãos e da intenção do terapeuta de canalizar ou transmitir um pouco de sua própria energia ao paciente.

O Qi Gong não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. Apesar das diversas técnicas de Qi Gong terem se desenvolvido separadamente em diversos locais da China, em muitos casos se influenciaram mutuamente.

Conheça o nosso programa de aulas online

Kung Fu Shaolin e Desenvolvimento Pessoal